A Associação Brasileira de Odontologia - Seção Tocantins / ABO-TO, é uma instituição com personalidade jurídica e reconhecidamente de utilidade pública, organiza-se como uma associação representativa da Odontologia no Estado do Tocantins, suprapartidária, sem discriminação religiosa ou racial.

Criada para fortalecer a categoria profissional dos cirurgiões-dentistas, a ABO-TO está ciente de que esse fortalecimento só se justifica se estiver comprometido com o crescimento humano de seus associados e o bem-estar da sociedade a qual se insere.

A interação com a comunidade ocorre pelo oferecimento de tratamentos odontológicos em nossos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização, além dos trabalhos de ação social que são desenvolvidos anualmente no mês de outubro, em parceria com o governo municipal (Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Assistência Social), para atendimento de crianças carentes do município.

PÚBLICO-ALVO

No âmbito interno, a ABO-TO está imbuída em oferecer aos seus associados e dependentes, apoio integral, considerando as dimensões do lazer e esporte, convívio social e crescimento profissional. Ao público externo, a ABO está comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população do Estado, oportunizando ou apoiando ações diretas para a saúde bucal.

OBJETIVO

A ABO-TO percebe que a articulação entre educação e saúde é a principal estratégia para alcançar o objetivo de fortalecer a profissão do cirurgião-dentista com a devida responsabilidade social, tendo em vista que essas duas áreas do conhecimento se sustentam por pilares humanistas, possibilitando o crescimento desse profissional como sujeito único e individual e sua consciência como ser - social.

MISSÃO

Nossa missão é promover a odontologia nacional e internacionalmente, valorizar o cirurgião-dentista no contexto técnico-científico e sociocultural e contribuir com a política de promoção da saúde bucal da população.

HISTÓRICO

Instituída oficialmente em 28 de outubro de 1994, em Palmas, capital do estado, como continuação da Associação dos Odontólogos de Goiás – subseção norte que era sediada em Araguaína desde 1987. É uma instituição de Direito Privado, sem fins lucrativos ou econômicos com personalidade jurídica própria distinta de seus associados e de caráter científico, educacional e cultural, sendo reconhecida de utilidade pública municipal pela Lei nº. 742 de 13 de julho de 1998, com duração indeterminada. Tem como foro e sede definitiva a cidade de Palmas, capital do Estado do Tocantins, localizado na região norte do Brasil, integrante da Amazônia legal.

ATIVIDADES CIÊNTIFICAS

Iniciou suas atividades científicas, com cursos de atualização profissional e Jornadas odontológicas em 1995, para que mesmo distantes dos grandes centros formadores (capital mais próxima – Goiânia 900km), pudessem ter acesso a cursos, aos novos conceitos, teorias e práticas da profissão sem ter a necessidade de se deslocar para outras regiões. Ao grupo inicial foram incorporados muitos outros colegas que também acreditavam e lutavam pela formação permanente e integral do cirurgião dentista. A ABO-TO desde 1995 não parou de trabalhar em prol do crescimento científico profissional da odontologia no estado do Tocantins e circunvizinhos.

Em 2002, a ABO-TO já com sede própria bem estruturada (clínica equipada com 12 consultórios odontológicos, sala de esterilização, laboratório, biblioteca, sala de aula), inicia o oferecimento dos cursos de especialização (Pós-graduação nível lato-sensu) de acordo com as normas do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Sendo pioneira no oferecimento de pós-graduação lato-sensu em odontologia no estado do Tocantins, ABO-TO detém excelência na educação permanente de seus associados e na formação especializada de cirurgiões-dentistas, compreendendo que a Pós-Graduação é um sistema de formação intelectual e, ao mesmo tempo, de produção do conhecimento em cada área do saber.